domingo, 27 de março de 2011

ESCALADA

A escalada é uma técnica desportiva usada no montanhismo, cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa muito inclinada (quase na vertical). Em vez de ser na Natureza, também se pode praticar usando um muro construído pelo homem. Muitas vezes, os montanhistas usam estes muros para treinar, antes de irem escalar as montanhas.
A escalada pode ser livre ou artificial:
  • Na escalada livre, a corda e outros equipamentos só servem para se assegurar a segurança do escalador. As saliências do terreno são os únicos apoios para progredir na subida, logo o escalador só usa os seus próprios meios (mãos e pés) para poder progredir na parede.
Na escalada artificial ou escalada tradicional o material serve não só para segurar o escalador, mas também para o ajudar na progressão, utilizando os pontos de segurança para se içar ou passar situações difíceis.
Em Portugal, existe a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (ver www.fpme.org ), a qual organiza muitas actividades nas zonas mais montanhosas do país. No vídeo acima, vemos um exemplo de escalada no Portinho da Arrábida, entre Setúbal e Sesimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário